Post Header
Um pedido de recurso frequente que recebemos ao longo dos anos é a habilidade de bloquear outras contas para que não interajam com você no Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo), ou esconder conteúdo de artistas que você especificar. Isso é algo que já planejamos fazer há um tempo e nos últimos meses estamos trabalhando ativamente para desenvolver esse recurso. Por esse motivo, queremos dar uma breve atualização sobre como esse trabalho está indo:
Bloquear vs. Silenciar
Nós estamos trabalhando em conjunto com as equipes de Suporte e Diretrizes e Abuso, que estão em contato direto com as pessoas que utilizam o AO3 e podem nos ajudar a entender o feedback, os pedidos de recursos e as sugestões que chegam. Isso nos ajuda a determinar como podemos satisfazer os desejos da maior parte da comunidade para tornar sua experiência com o AO3 mais segura e agradável sem criar novos problemas no processo.
Depois de alguma discussão, decidimos considerar a nova função como dois conjuntos de recursos diferentes.
- Bloquear: impedir que certas contas interajam com você
- Silenciar: excluir conteúdo de certas contas da sua experiência pessoal com o AO3
Dessa forma, podemos oferecer para nossa comunidade um conjunto de opções para gerenciar suas próprias experiências e adicionar uma camada de proteção contra assédio, sem dificultar a criação e interação com conteúdo no AO3. Por exemplo, você pode querer silenciar uma conta por postar muitas obras de fã sobre um relacionamento que você não gosta, mas você não se incomoda que a mesma pessoa deixe comentários nas obras que você publica. Separando os dois conceitos, também seremos capazes de lançar um conjunto específico inicial de opções enquanto continuamos a trabalhar no resto da funcionalidade nos bastidores.
Contudo, muitas coisas precisam ser consideradas antes que possamos escrever o documento final de design detalhando como queremos que esses recursos funcionem e como vão interagir com a funcionalidade existente do AO3. Devido ao tamanho da mudança, ambos os recursos vêm com seus próprios desafios e armadilhas com os quais precisamos lidar antes de seguir em frente.
Discussões precisam abordar dezenas de pequenos detalhes como, "Se a lista de resultados da busca incluir conteúdo silenciado, o número mostrado no topo precisa ser ajustado? Como isso interage com os números nos filtros?", bem como considerações maiores, como, "O que acontece se um desafio tem várias pessoas em sua moderação, cada uma com suas próprias listas de contas bloqueadas e silenciadas?"
Quando realmente começarmos a escrever o código, podemos nos deparar com problemas técnicos que não foram percebidos durante os estágios de planejamento e que exijam mudanças substanciais nos nossos planos. Dessa forma, só vamos poder anunciar esses recursos quando tivermos certeza de que estão muito próximos de serem concluídos, o que nós entendemos ser frustrante para quem está esperando por essas funcionalidades.
Dinheiro vs. Tempo
Enquanto a OTW (Organização para Obras Transformativas) tem dinheiro para contratar alguém para potencialmente lidar com o código (graças às suas doações generosas!), para fazer isso de forma efetiva, primeiro precisamos informar nos mínimos detalhes o que realmente queremos, já que temos mais familiaridade com funções complexas como coleções e desafios e temos uma ideia melhor da forma com que as pessoas usam o site e dos problemas que encontram.
Na maioria das vezes essa é a parte mais complexa de um projeto dessa magnitude e é algo que não podemos terceirizar facilmente sem arriscar um resultado final que vai causar mais problemas do que solucionar.
Além disso, as pessoas que precisam ser envolvidas nessa discussão, porque têm muito conhecimento sobre o funcionamento interno do AO3 e sobre o feedback oferecido pela comunidade ao longo dos anos, são as mesmas pessoas necessárias para manter o AO3 funcionando no dia a dia, consertando bugs, garantindo que o back-end continue atualizado e mantendo as equipes de Suporte e Diretrizes e Abuso funcionando normalmente.
Tudo isso é feito pelo corpo voluntariado e às vezes outros compromissos precisam vir primeiro para manter o site online e funcionando. Como resultado, cada projeto grande ou até médio demora muito tempo da ideia inicial até o lançamento de um novo recurso.
Nesse meio-tempo...
Ainda falta um pouco até que tenhamos ferramentas nativas e fáceis de usar para bloquear e mutar, mas nossa FAQ de ferramentas não-oficiais para navegadores tem uma lista de scripts não-oficiais que permitem filtrar conteúdo indesejado. Também estamos trabalhando em outras mudanças importantes para te dar mais controle sobre sua experiência no AO3.
No último ano, adicionamos a habilidade de desabilitar comentários ou trancar sequências de comentários específicas em suas obras. Também estamos trabalhando em mudanças que permitirão escolher não receber obras presentes ou convites para coleções, da mesma forma que é possível controlar a capacidade de outras pessoas te darem crédito de co-criação em obras. (Assim como a maior parte das grandes mudanças, haverá uma postagem de notícias específica com mais informações sobre estas mudanças quando estiverem prontas para serem lançadas.)
Sempre foi possível usar o sistema de skins do AO3 para esconder obras específicas da sua visualização, mas recentemente tornamos possível esconder todas as obras de uma conta específica também. Para fazer isto, crie uma skin do site (guia em inglês) e use o seguinte CSS:
-
.work-000 { display: none !important; }para esconder uma obra específica. Substitua000pela ID da obra que quer esconder. A ID da obra é uma sequência de números que se encontra em sua URL. A ID vem imediatamente após/works/, e.g.https://ao3.org/works/000/chapters/123. -
.user-000 { display: none !important; }para esconder todas as obras de uma conta específica. Substitua000pela ID da conta cujas obras quer esconder. A ID da conta é uma sequência de números que se encontra na página de perfil na seção "My user ID is" (Minha ID de conta é). A ID de uma conta não muda se seu nome mudar.
Para esconder mais de um item, pode separar os seletores com vírgula: .work-000, .work-149319, .user-000 { display: none !important; }
No momento, este método só funciona em listas e resultados de pesquisa por obras, não em favoritos. Porém, estamos trabalhando para estendê-lo aos favoritos também, e teremos um tutorial mais detalhado quando terminarmos. (Por favor note que se já escondeu obras com seletores como .blurb#work_000, o método vai continuar funcionando, mas não se aplicará automaticamente a listas e resultados de pesquisas por favoritos no futuro.
Sentimos muito por isso estar demorando mais do que o antecipado, e esperamos que essa atualização possa demonstrar alguns dos motivos dessa demora.
Por favor, tenham paciência conosco enquanto resolvemos os detalhes, e agradecemos por todas as suas palavras gentis aqui e em outros lugares, especialmente durante esse último ano. Não podemos responder a todos os tweets e comentários, mas apreciamos muito o seu apoio!
