AO3 News

Post Header

Published:
2017-05-30 20:58:17 UTC
Original:
Progress Report: AO3 Rails Upgrades!
Tags:

Como poderás ter notado se estiveres a seguir as nossas Notas de Versão do Archive of Our Own - AO3 (O Nosso Próprio Arquivo), já há algum tempo que nos temos focado em atualizações enfadonhas de back-end. Palavras como "cobertura de testes" e "fortes parâmetros" têm aparecido proeminentemente em todos os históricos de modificações desde há quase um ano e não temos conseguido focar-nos em funcionalidades e correções mais visíveis. No entanto, temos tido algum progresso e, graças a todos os donativos, temos os recursos financeiros para trabalhar com pessoas contratadas numa boa parte destas atualizações!

Tendo trabalhado com algumas outras pessoas contratadas no passado, principalmente em correções mais pequenas no nosso código base, temos agora uma equipa excecional que tem estado connosco durante a maior parte do nosso grande upgrade de Rails e que em princípio ficará connosco durante mais alguns projetos depois. \o/

No entanto, é importante notar que sermos capazes de contratar pessoas não significa que o trabalho fica feito num ápice. (Quem nos dera.) A nossa pequena equipa voluntária de pessoas programadoras e de teste ainda tem que rever e testar aprofundadamente todas as submissões de código, ao mesmo tempo que lida com os compromissos chatos das suas "vidas reais". Há bugs que podem demorar dias a resolver, quer a pessoa enterrada em código esteja a ser paga ou não. E problemas imprevistos que afetam a estabilidade e segurança do site continuam a ter prioridade acima de tudo o resto, consumindo tempo voluntário. (Esta é também a razão pela qual temos atrasado grandes atualizações de código durante tanto tempo: há sempre outros fogos para apagar!)

Como resultado, o trabalho penoso de revisão do nosso código desatualizado irá demorar um pouco mais e o progresso parecerá lento do lado do utilizador. Estamos atualmente a usar Rails 3.2 e o nosso upgrade irá levar-nos para a última versão do Rails 5. (Qualquer pessoa familiar com Rails sabe que isto envolve ainda algum trabalho.) E assim que terminarmos o nosso trabalho em Rails, temos que fazer um upgrade ao Elasticsearch, que alimenta a funcionalidade de pesquisa e os filtros do AO3. Quando tudo isso estiver concluído, vamos dormir uma sesta podemos voltar a trabalhar em projetos mais empolgantes e significativamente mais visíveis!

Queremos agradecer-te pela tua paciência durante este processo e pelos donativos que tornam possível o outsourcing de algum do trabalho envolvido na atualização do código do AO3. Nem sempre conseguimos responder a comentários aqui e não conseguimos responder a todos os tweets (mesmo quando o gif de reação é muito divertido), mas vemos tudo isto e estamos gratos pela tua presença. Agradecemos todo o teu apoio ao longo destes anos! <3

Este artigo de notícias foi traduzido pela equipa voluntária de tradução da OTW. Para saberes mais sobre o nosso trabalho, visita a página de Tradução em transformativeworks.org.