Post Header
Se você tem podfics, fanvids ou outras obras com conteúdo multimídia incorporado, é possível que usuárixs que navegam o Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo) via HTTPS (por exemplo, através de uma extensão de navegador) não consigam acessar sua obra. Antes que nós efetuemos a transferência do AO3 para HTTPS, faremos algumas mudanças em obras atuais com áudio e vídeo incorporados para evitar problemas generalizados, mas você pode tomar precauções desde já para se certificar que seu conteúdo carregue para todo mundo.
O problema
Muitos dos players multimídia usados em obras no AO3 utilizam links HTTP para incorporar arquivos flash que reproduzem áudio ou vídeo. Por exemplo, aqui está o código de um player de áudio que utiliza uma URL HTTP como sua src:
<embed type="application/x-shockwave-flash" flashvars="mp3=MP3_FILE_URL" src="http://archiveofourown.org/system/dewplayer/dewplayer.swf" width="200" height="27" allowscriptaccess="never" allownetworking="internal"> </embed>
Se alguém usa HTTPS para acessar uma obra que tenha código assim, seu navegador vai notar uma incompatibilidade entre a página que está acessando (HTTPS! Segura!) e o conteúdo que está tentando visualizar (HTTP! Não seguro!). Quando isso ocorre, muitos navegadores vão optar por priorizar o lado da segurança: eles não carregam ou mostram a mídia incorporada na página.
A maioria dos navegadores permite que usuárixs optem por ignorar isso e visualizem o conteúdo marcado como não sendo seguro, mas o quão fácil isso é varia de acordo com o navegador. (Você pode fazer uma busca por "display mixed content" ou "exibir conteúdo misto" para obter mais informações.) Quando for possível, é mais fácil — e mais seguro — que o browser carregue o arquivo através da conexão HTTPS.
O que você pode fazer
Para ajudar o navegador, você pode simplesmente adicionar esse pequeno "s" no trecho da sua obra que contém o link, o que criará uma conexão segura ao arquivo em questão. A grande maioria dos sites cujos players multimídia permitimos no AO3 já oferece suporte a HTTPS. Se você só tem algumas obras com áudio, vídeo ou mesmo imagens que contenham links para mídias externas, você pode editar suas obras, procurar a parte src do HTML e transformar o http em https. E pronto!
Isso irá assegurar que todo mundo possa acessar sua podfic, fanvid, arte ou outras mídias, mesmo se estiverem navegando o AO3 em modo HTTP. (Navegadores não têm problema nenhum com essa incompatibilidade.)
O que nós vamos fazer
Já que não podemos esperar que todo mundo que tem obras multimídia no AO3 as edite manualmente, vamos nos certificar de que todas as mídias incorporadas utilizem os links corretos através de uma grande operação de "localizar e substituir" nos bastidores. Já que só permitimos arquivos incorporados de alguns sites específicos, podemos achar as obras afetadas com facilidade no nosso banco de dados, ao buscarmos por trechos específicos de HTML. Aí é só executarmos alguns comandos simples para atualizar o código src da incorporação de http para https.
Isso não vai afetar o conteúdo da obra de forma alguma, ou alterar nada na obra que não esteja dentro desse trecho entre aspas muito específico. Depois que completarmos a operação, seu conteúdo poderá ser acessado por usuárixs navegando o AO3 em modo seguro, caso já não pudesse antes. \o/
Nosso plano é fazer isso no dia 4 de outubro, logo antes de mudarmos o AO3 para o modo HTTPS.
Nós atualizamos nosso código para que a partir de agora mídias incorporadas utilizem links https (quando disponíveis) e editamos nossa documentação acerca de players de áudio incorporados em obras para nos certificarmos de que obras publicadas de agora em diante não tenham esse problema.
A OTW é uma organização sem fins lucrativos responsável por vários projetos, incluindo AO3, Fanlore, Portas Abertas, TWC e Ativismo Jurídico. Somos uma organização administrada por fãs, mantida por doações e com uma equipe inteiramente voluntária. Para mais informações sobre nós, visite o site da OTW. Saiba mais sobre a nossa equipe de Tradução, que traduziu esse post, na página do comitê de Tradução.
